terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Como Chegar

Há vôos diários tanto da Gol quanto da TAM saindo de Guarulhos para Caracas. Por não ser um destino muito procurado, é fácil conseguir os vôos para Caracas com milhas.
Para Los roques, há pequenos aviões de algumas Cias aéreas que fazem o trecho. Fui de AeroTuy (LTA) que possui o maior avião capaz de pousar na ilha (um bimotor). Vi muitos aviões pequenos da Chapi Air pousando a todo instante na ilha, mas dá medo só de olhar para os aviões. Vi alguns com capacidade de quatro passageiros que pareciam ser de papel...
 
Fiquei em Caracas por dois dias antes de ir a Los Roques e tive dificuldade de comprar o vôo para Los Roques. Cheguei a Caracas num fim de semana e não havia escritórios abertos para compra de passagem. Na segunda-feira cedo, busquei uma agencia de turismo no hotel que estava hospedado e consegui comprar as passagens (cerca de 250 reais o trecho).
Se fizesse a viagem novamente, não ficaria em Caracas. É uma cidade com poucos atrativos, como o teleférico que leva turistas para o topo do Ávila, uma montanha de 2.600 metros dentro da cidade. É considerada uma cidade perigosa para turistas, apesar de nada ter nos acontecido. Taxistas em Caracas tentam te enganar o tempo todo. Não há taxímetro e é preciso negociar o preço do trajeto antes de entrar no carro para não ser enrolado (há uma espécie de tabela de preços, mas não a encontramos). O aeroporto de Maiquetía é distante de Caracas, como Confins para BH. O transito na cidade é infernal...
O Aeroporto nacional, com os vôos para Los Roques fica ao lado do Internacional (com conexão interna). Minha sugestão é descer no aeroporto internacional e ir direto ao nacional para embarcar para Los Roques. Nesse caso, compre as passagens no Brasil. Deixei para comprar lá achando que seria mais barato. Mas a economia foi bem pequena.
Há três formas de comprar as passagens pelo Brasil: Através de alguma agência de turismo da Venezuela (utilizei a agencia do Hotel EuroBuilding em Caracas); através das próprias Cias Aéreas (não recomendado, pois o contato com elas é dificílimo tanto pelo site quanto por e-mail); ou através das pousadas (algumas delas você reserva do Brasil a hospedagem e o translado aéreo).
Outra forma, porém mais aventureira, é desembarcar no Aeroporto Internacional, ir até o nacional e comprar o próximo vôo para Los Roques no balcão das Cias Aéreas. Há um pequeno risco de não haver vôos disponíveis no dia e você precisar ficar um ou dois dias em Caracas.
Importante ressaltar que devido ao tamanho dos aviões que pousam na ilha, há um limite de 15kg de bagagem por pessoa, além da bagagem de mão, que deve ter um limite de 5kg (não tenho certeza). Acima desse peso, tem que pagar excesso de bagagem. Como nossa bagagem consistia em roupas leves de praia, em sua maioria, não tivemos problemas com isso. Aviões menores que o nosso da AeroTuy poderão ter um limite de bagagem menor. Importante confirmar!
Independente do vôo que escolher, sente no lado esquerdo do avião para melhor apreciar as imagens aéreas do arquipélago durante a aproximação de pouso.
 
Ao desembarcar na ilha, há uma pequena cabine onde é cobrada a taxa de preservação do Parque Nacional de Los Roques. O valor foi equivalente a 15 dólares por pessoa (turistas estrangeiros).
Chegamos “armados” na ilha depois de sofrermos com as malandragens de Caracas. Logo no aeroporto um insistente senhor nos ofereceu ajuda para carregar nossas bagagens. Dissemos que não precisava, acreditando que ao final, o senhor tentaria arrancar uma graninha. Procurando por pousadas, um rapaz local nos ajudou a encontrar a Natura Viva e por realmente ter nos ajudado, ofereci gorjeta. Ele negou, dizendo que já recebia das pousadas para ajudar os turistas recém chegados na ilha. O mesmo deveria acontecer para o senhor que nos oferecia ajuda com as bagagens...
Ou seja, a ilha é muito acolhedora com turistas e muito segura. Há cerca de 1.500 habitantes fixos na ilha e todos parecem se conhecer.

Um comentário:

  1. Oi Lucas, o que vc recomenda fazer primeiro, comprar as passagens para Caracas, depôs para Los Roques e depois ver a pousada? Se puder me responde por email silvanasilvestri@hotmail.com

    ResponderExcluir