terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Dólar

Muita atenção nesse tópico! Esse é o momento de maior risco da viagem.
O dólar oficial da Venezuela é fixado pelo governo Venezuelano a 4.5 bolívares (taxa de dezembro de 2011). Porém, no mercado negro, você consegue trocar seus dólares por 8.5 bolívares.
Então, para não pagar tudo pelo dobro do preço na Venezuela, você precisará trocar dólar no mercado negro (chamado também de câmbio paralelo). Comprei dólares no Brasil e levei para a Venezuela para trocar no câmbio paralelo. Minha intenção era comprar tudo (pousada, passagens,...) em bolívares na expectativa de me beneficiar com o câmbio paralelo e pagar um valor menor que pagaria em dólar via cartão de crédito ou PayPal.
Daria certo caso as operadoras de turismo e pousadas da Venezuela não considerassem o câmbio paralelo para a conversão da moeda. Ou seja, se tivesse reservado as passagens para Los Roques e a pousada do Brasil, o preço seria muito próximo ao que paguei em bolívares. A única vantagem de pagar a pousada em bolívares no momento do check-in em Los Roques é que há possibilidade de negociação para baixar o preço da diária.
Para as compras do dia-a-dia na Venezuela como roupas, alimentação, taxi e etc., somente a moeda local é aceita. Para isso, a troca de dólares no câmbio paralelo é fundamental. Caso saque dinheiro no caixa em moeda local ou efetue pagamentos com seu cartão internacional, o valor será convertido para dólar no câmbio oficial e depois para reais na fatura do seu cartão. Nesse caso sim, perderá dinheiro.
Então, minha recomendação é comprar a passagem para Los Roques e a pousada do Brasil (via cartão de crédito ou PayPal) e não utilizar seus cartões para compras locais. Leve dólares para trocar no câmbio paralelo.
Isso para mim foi fácil. Tenho uma amiga venezuelana cujo pai é dono de restaurante. Como eles viajam bastante para o exterior, eles também precisam comprar dólares no mercado negro. Troquei meus dólares com o pai dela a uma boa taxa e o mais importante, com segurança. Ainda ganhamos um ótimo jantar no restaurante, uma garrafa de rum e um abacate (rsss).
Para quem não tem essas facilidades, a opção seria trocar no aeroporto internacional, ao desembarcar, com os caras que ficam por lá aguardando pelos aviões internacionais para trocar dólares.
Aí que precisam ter cuidado. Todos os turistas que conhecemos fizeram isso, mas vale algumas precauções, pois os golpes parecem acontecer:
·         Em primeiro lugar, troque dentro do aeroporto. Caso só encontre alguém para a troca dos dólares do lado de fora ou na porta do aeroporto, peça para trocar do lado de dentro.
·         Nunca dê os dólares antes de receber os bolívares. Combine antes a quantidade de dólares a ser trocada e a taxa. Receba o dinheiro, conte, e depois entregue os dólares. Isso evita o golpe mais comum: você entrega os dólares, o cara troca por notas falsas de dólares e te devolve dizendo que as suas notas são falsas.
·         Combinar antes que vocês estão trocando dólares por bolívares e em que taxa é importante. Houve casos onde depois de feita a troca, o cara pedir mais dólares dizendo que achava que estavam combinando a troca por euros.
·         Outras tentativas de te pressionar para receber mais dinheiro podem acontecer depois de realizada a troca. Outros caras podem aparecer para aumentar a pressão. A recomendação é ignorá-los e sair andando calmamente.
Uma forma mais segura é trocar seus dólares em Los Roques. Pergunte discretamente para alguém da pousada onde pode trocar dólares. Eles podem te indicar um local ou chamar alguém de confiança até a pousada para a troca. O problema é que assim, provavelmente, a taxa será menor que no aeroporto internacional. Conhecemos gente que conseguiu trocar a uma taxa de 8.5 no aeroporto. Em Los Roques, nos informaram que estavam trocando a 8.0.
Publicar a cotação do dólar paralelo é proibido na Venezuela.  O máximo que você consegue é consultar em páginas da internet como esta abaixo:

3 comentários:

  1. Lucas,
    bem explicativo este post do câmbio, mas minha dúvida é se vc poderia pagar a pousada em bolívares, por que não trocou dólares no câmbio paralelo e então fez o pagamento, sem depender do câmbio da pousada?
    Pergunto porque estou indo a los roques em uma semana e fiquei com essa dúvida da melhor forma de fechar a pousada.
    Obrigada,
    mariane

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mari, eu fui com essa intenção para Los Roques. Levei muitos dólares e troquei no cambio paralelo. Desembarquei em Los Roques sem reserva de pousada e escolhi a que mais me agradou. Ao negociar pagamento, eles me informaram o valor total em bolivares. Por curiosidade, perguntei quanto eles me cobrariam se pagasse em dólares. E a surpresa foi que em dólares, eles utilizam a mesma taxa do cambio paralelo. Ou seja, não faz diferença o pagamento em dólares ou bolivares... Então, minha sugestão é não arriscar com indisponibilidade de quartos e reservar a pousada daqui do Brasil em dólares, já que as pousadas utilizam o cambio paralelo para conversão de moeda. Espero que tenha te ajudado.

      Excluir
  2. Ah, perfeito Lucas, fico mais tranquila assim. Bom, estou de malas prontas, viajo amanhã. Mais uma vez valeu pelas dicas,
    Abraços,
    Mari

    ResponderExcluir