terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Praias

Posso falar das quais visitei (em azul) e um pouco das quais gostaria de ter visitado (em vermelho).
A praia de Grand Roque possui muitos barcos e, portanto, não é adequada para banhistas.
Francisquises:
São três ilhas: arriba, medio e abajo. Fomos à Francisqui arriba no primeiro dia, que deveria ser chamada de “Francisquito”, devido à quantidade irritante de mosquitos. Repelentes comuns não repelem aqueles malditos! Encontramos um casal de brasileiros que sugeriram o uso de um repelente especial comprado em lojas de pesca esportiva.
A praia em si é muito bonita e vale uma visita, já que é muito próxima da ilha principal. Deixe para ir num dia com bastante vento, assim, os mosquitos da ilha não aparecem para te incomodar.
 
No meio da ilha tem um lago que não é próprio pra banho. Na parte de trás da ilha, contornando o lago, há local para mergulho com muitos corais para um ótimo snorkeling.
 
Em Francisqui arriba tem uma casa/restaurante que servem pratos de frutos do mar como peixes e lagostas (muito bem recomendado por turistas que conhecemos que almoçaram por lá). Disseram que é possível escolher a lagosta ainda viva antes de comê-la.
Caso a pousada não ofereça passeio gratuito para essa praia, o preço fica em torno de 10 dólares por pessoa.
Cayo de Agua:
 É considerada umas das dez praias mais bonitas do mundo pela National Geografic. E é realmente incrível. Tem uma passarela de areia que liga uma ilha a outra. Numa delas tem um farol de difícil acesso. A área de snorkeling lá também é bem interessante. Creio que foi aonde vimos maior número de peixes coloridos.
 
 
 
É uma das ilhas mais distantes de Grand Roque. Leva cerca de 50 minutos para chegar de lancha por um custo de 30 dólares por pessoa.
Noronquíses:
É como Francisqui, possui três partes: abajo, medio e arriba. Tem uma área de água rasa, clara e mais quente que o normal. Provavelmente devido às algas marinhas ainda vivas presas ao solo. É um local onde tartarugas marinhas aparecem para se alimentarem, apesar de não termos avistado nenhuma, disseram que lá é onde elas são mais encontradas.
Há uma área muito grande de corais para snorkeling bem raso. Avistamos polvos e corais de fuego (cuidado para não tocá-los! É um coral venenoso... Arde muito, incha o local e demora semanas para sarar).
 
A praia é bonita também... Fica a uma distância média de Grand Roque. Cerca de 20 minutos de lancha a um custo por volta dos 15 dólares por pessoa.
Crasquí
Há algumas construções nessa ilha. Algumas casas de pescadores e uma casa/restaurante de frutos do mar (também recomendado por um casal de brasileiros que conhecemos). No final da praia (lado esquerdo para quem olha para o mar) tem uma espécie de cemitério de conchas gigantes. O acesso se dá através de um caminho de conchas que fizeram, atravessando uma pequena mata. Segundo nos disseram, os pescadores e moradores de todas as ilhas combinam de “desovar” as conchas nesse lugar após comer o caramujo. Nesse local também há uma pequena e lindíssima praia (uns 30 metros) com um verdadeiro aquário para snorkeling (nas pedras próximas ao cemitério das conchas).
 
 
Vale uma visita nessa ilha. Também a uma distância média de Grand Roque. Cerca de 20 minutos de lancha a um custo por volta dos 15 dólares por pessoa. É possível combinar com o capitão da lancha a visita a Noronquíses e Crasquí em um único dia. Nesse caso, o valor ficaria em torno de 20 dólares por pessoa.
Bajo Fabian:
Nada mais é que um grande banco de areia que forma uma praia perfeita em 360°. Ficamos nesse banco a manhã e parte da tarde completamente isolados. Dá certo medo do capitão da lancha nos esquecer na ilha.
 
É bem próximo a Grand Roque, sendo incluído no pacote de algumas pousadas. Cerca de 10 dólares caso tenha que pagar a parte.
Sarquí / Espenqui
 É uma ilha maior, onde não há absolutamente nada humano. Ficamos um dia inteiro completamente isolados nessa ilha também. Tem uma barreira de corais na parte de trás da Ilha (entre Sarquí e Espenqui) chama La Barrera Azul. Disseram ser um dos melhores ponto para snorkeling. Como há muitas pedras no local e uma combinação de vento forte e mar bastante agitado no dia em que fomos, resolvemos não arriscar na La Barrera Azul.
 
Quanto a praia em si, não é tão bonita quando comparada com as outras que visitamos. Fica a uma distância média de Grand Roque. Cerca de 30 minutos de lancha a um custo em torno de 20 dólares por pessoa.
Madrizqui:
É a ilha mais próxima a Grand Roque. O mar é bem calmo e raso. Também sofremos com mosquitos em Madrizqui, porém em quantidade bem menor que encontramos em Francisqui.
É possível caminhar, com a água pela canela até Cayo del pirata onde tem pequenas casas de pescadores e um cais (nada demais...).
Aproveite o último dia (dia do vôo para o Brasil) para ir nessa praia, já que é bem próximo a Grand Roque e, nesse caso, não perderá muito tempo dentro da lancha.
 
Caso a pousada não ofereça passeio gratuito para essa praia, o preço fica em torno de 10 dólares por pessoa.
Boca de Cote:
Não fomos nesse local. Disseram que o snorkeling é fantástico! Parece que o passeio até Boca de Cote é sempre seguido por algumas horas em Crasquí.
É distante de Grand Roque. Deve levar cerca de 50 minutos para chegar de lancha por um custo provável de 30 dólares por pessoa.
Sebastopol:
Também não fomos nesse local. É uma das ilhas mais distantes. Disseram ser um lugar muito bonito que vale a pena uma visita.
É distante de Grand Roque. Deve levar cerca de 50 minutos para chegar de lancha por um custo provável de 30 dólares por pessoa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário